Projeto Caravana do Axé: terreiros de portas abertas para a promoção da saúde, cultura e cidadania


Objetivos:
- Valorizar as práticas culturais dos terreiros relacionadas aos cuidados, acolhimento e solidariedade para a promoção da saúde,
- Qualificar e ampliar o acesso as informações sobre DST-HIV-Aids para a população dos terreiros com ênfase nas questões de gênero, raça e direitos humanos,
- Contribuir para a desconstrução de estigmas e preconceitos
- Fortalecer e incentivar as lideranças de terreiros para o exercício do controle social de políticas públicas

Realização:
- Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
- Ilê de Omulu e Oxum

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vídeo Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: Aids e Direitos Humanos


Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde inicia  vídeo sobre aspectos culturais da epidemia de HIV-Aids nos terreiros
A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde   realizou nos dias 13 e 14 de outubro, a Oficina de Consenso para realização do vídeo Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: Aids e Direitos Humanos, em São Luís do Maranhão, fruto de parceria  estabelecida com o Departamento de DST-Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.
O vídeo vai abordar alguns temas como i)Terreiros , espaços promotores de saúde, ii) Estigma e preconceito, iii) Racismo institucional e Intolerância religiosa na saúde iv)  Sexualidades, Direitos Sexuais e Reprodutivos v)- DST-Aids e Hepatites Virais : prevenção e assistência vi) Sistema Único de Saúde e Controle Social de Políticas Públicas.

Para a filmagem do vídeo, a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e  Saúde,  conta com a consultoria da egbomi Vanda de Oxum(educadora e pesquisadora) e Marco Antonio de Airá(psicanalista e pesquisador) e a produção executiva do Ogan Marmo de Oxossi e de Damiana de Oliveira.
A filmagem conta com  a participação do cineasta Neto Borges, que estará  acompanhado por Marcelo e Mauro de Miranda Siqueira, do Ministério da Saúde.
Para auxiliar nos contatos com as lideranças da tradição religiosa afro-brasileira e colaborar nas filmagens dos terreiros do Maranhão, Rio de Janeiro e Porto Alegre foram convidados alguns coordenadores de núcleos da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: Mãe Luza de Oxum do tambor de mina(MA), Mãe Nilce de Oyá do candomblé(RJ) e Babá Dyba de Iemanjá do batuque(RS).
A Oficina de Consenso aconteceu no dia 13 de outubro, na Casa dos Conselhos, no Centro Histórico de São Luís e  contou com as presenças de: Mãe Nilce de Oyá, Mãe Luza de Oxum, Babá Dyba de Iemanjá, Egbomi Vanda de Oxum,  Egbomi Marco Antonio de Airá, Noêmia de Souza Lima(técnica do Ministério da Saúde), Ana Luísa(coordenadora do CTA da Secretaria Municipal de Saúde de São Luis), Wendell Alencar, Anne Gabriela Veiga (coordenadora do Programa Municipal de DST-Aids de São Luís), Osvaldina Mota(coordenadora do programa Estadual de DST-Aids do Maranhão), Ibsen(Programa Municipal DST-Aids de São Luis) e  Ogan Marmo de Oxossi(coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde).
A colaboração da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís e da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão foram fundamentais para a realização da Oficina  e nas visitas aos  terreiros em São Luís.

No dia 14 de outubro foram realizadas visitas aos terreiros com uma parada para almoço oferecido no Terreiro São Sebastião de Pai Epitácio. Todos os terreiros visitados foram muito acolhedores.
 Veja aqui a lista de terreiros visitados:


Casa Fanti Ashanti
Pai Euclides
Cruzeiro do Anil

Terreiro Fé em Deus
Mãe Euzita
 Sacavém

Terreiro São Sebastião
Pai Epitácio
 Vila Palmeira

Casa de Iemanjá
Dona Raimunda
 Liberdade

Ilê Axé Oba Izou
Pai Wender
 Liberdade

Ilê Axé Omo D`Ossain
Pai Mariano
Residencial Paraíso

Kué Besetó Vodun Badé
Pai Lindomar
Anjo da Guarda

Terreiro Mamãe Oxum e Pai Oxalá
Pai Joãozinho
Vila Nova

Terreiro Kamafeu de Oxossi
Mãe Maria do Sete
Praia do Araçagi




Fotos: Marmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário