Projeto Caravana do Axé: terreiros de portas abertas para a promoção da saúde, cultura e cidadania


Objetivos:
- Valorizar as práticas culturais dos terreiros relacionadas aos cuidados, acolhimento e solidariedade para a promoção da saúde,
- Qualificar e ampliar o acesso as informações sobre DST-HIV-Aids para a população dos terreiros com ênfase nas questões de gênero, raça e direitos humanos,
- Contribuir para a desconstrução de estigmas e preconceitos
- Fortalecer e incentivar as lideranças de terreiros para o exercício do controle social de políticas públicas

Realização:
- Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
- Ilê de Omulu e Oxum

domingo, 28 de agosto de 2011

A tradição afro-brasileira e o direito à saúde

Conta a lenda que Oxum era uma jovem trabalhadora na cidade em que vivia e nunca conseguia melhorar de vida. Um dia resolve consultar o adivinho que aconselha Oxum para preparar uma oferenda e entregar no palácio do rei. O adivinho mandou colocar as coisas num balaio, fazer todos os seus pedidos e ofertar ao rei.
Chegando ao palácio, Oxum começa a dizer: "Mas que rei maldito. Que rei terrível. Sou uma mulher que trabalha muito, me esforço e não consigo melhorar de vida. Esse rei é injusto porque tem tudo só pra ele. Olha o palácio dele".  Oxum continua xingando e rogando pragas para o rei enquanto entrega a oferenda. O povo começa a se juntar em volta dela.
O rei pergunta o que estava acontecendo e o que poderia fazer para que Oxum ficasse quieta. Um conselheiro diz para o rei presentear Oxum para que se calasse. Então o rei lhe dá um agrado. Oxum agradece e diz merecer o presente porque trabalha bastante. Mesmo assim não pára de falar e praguejar. E o rei dá mais um presente. E ela continua recebendo e xingando. O final da história que Oxum é dona de todo ouro e de toda a riqueza.
Porque contamos essas histórias nos terreiros. Para mostrar que disseram para Oxum pedir e ela fez o contrário, ela exigiu o que lhe era de direito e ganhou tudo o que merecia.
Essa é uma história que vem de tradição e mostra a importância do "povo de santo", e de cada um de nós, na luta pelos nossos direitos.
O direito à saúde está garantido para todas e todos na Constituição Brasileira e faz parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Um comentário:

  1. Motumbá as minhas Zeladoras, Zeladores, amigas/amigos e todo povo de axé que acessa este blog.
    venho parabenizar pela iniciativa e pela luta da continuidade de nossa tradição, pois com este projeto teremos muito mais responsabilidade para com aqueles que ainda não tem o privilegio de pertencer a rede e de minha parte só posso dizer que estarei passando para todo povo de axé,pois como em nossa tradição a palavra tem força e deu a nossas religiões de matrizes africana a continuidade.
    axé e um forte abraço a rede núcleo Rio de Janeiro
    Iyá Cristina d'Osun

    ResponderExcluir