Projeto Caravana do Axé: terreiros de portas abertas para a promoção da saúde, cultura e cidadania


Objetivos:
- Valorizar as práticas culturais dos terreiros relacionadas aos cuidados, acolhimento e solidariedade para a promoção da saúde,
- Qualificar e ampliar o acesso as informações sobre DST-HIV-Aids para a população dos terreiros com ênfase nas questões de gênero, raça e direitos humanos,
- Contribuir para a desconstrução de estigmas e preconceitos
- Fortalecer e incentivar as lideranças de terreiros para o exercício do controle social de políticas públicas

Realização:
- Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
- Ilê de Omulu e Oxum

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Os terreiros e as Conferências de Saúde


A intolerância religiosa e o racismo no Sistema Único de Saúde vem causando impactos negativos  na saúde da população do terreiros e na saúde da população negra, e é por esse motivo que nós "povo de axé" não podemos deixar de participar das Conferências de Saúde.

É sempre bom lembrar que o direito à saúde ainda não é uma realidade para todos os cidadãos e cidadãs.

A 14a Conferência Nacional de Saúde é o evento sobre saúde mais importante no Brasil e acontecerá em Brasília, Distrito Federal no período de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011.
Sob o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” e como eixo “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, a 14ª Conferência tem por objetivo discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade.


É importante ressaltar que hoje as principais políticas públicas de saúde em vigor foram fomentadas e construídas a partir de debates e discussões realizados nas últimas Conferências Nacionais de Saúde, e neste contexto é que estarão reunidos todos aqueles que acreditam e que lutam por um país onde impere a justiça social, a democracia e a participação popular na definição das políticas públicas.


A Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro vai acontecer no dia 24 de outubro de 2011. Voce que é do terreiro também tem que participar, exerça sua cidadania.


Aproveite para ficar melhor informado sobre esse tema assistindo a entrevista de Jurema Werneck sobre as Conferências clicando  http://youtu.be/fJXt0J2WUU4

Nenhum comentário:

Postar um comentário