Projeto Caravana do Axé: terreiros de portas abertas para a promoção da saúde, cultura e cidadania


Objetivos:
- Valorizar as práticas culturais dos terreiros relacionadas aos cuidados, acolhimento e solidariedade para a promoção da saúde,
- Qualificar e ampliar o acesso as informações sobre DST-HIV-Aids para a população dos terreiros com ênfase nas questões de gênero, raça e direitos humanos,
- Contribuir para a desconstrução de estigmas e preconceitos
- Fortalecer e incentivar as lideranças de terreiros para o exercício do controle social de políticas públicas

Realização:
- Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
- Ilê de Omulu e Oxum

domingo, 2 de setembro de 2012

O CUIDAR NOS TERREIROS causa emoção no Congresso

Mãe Nilce e Mãe Meninazinha de Oxum

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde lançou  o documentário O CUIDAR NOS TERREIROS produzido em parceria com o Departamento de DST-AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, no  IX Congresso Brasileiro de Prevenção de DST e AIDS, no dia 29 de agosto, em São Paulo.

O filme aborda diversos temas como: promoção da saúde nos terreiros, estigma e preconceito, o direito humano à saúde, o respeito as orientações sexuais, o cuidado e o acolhimento às pessoas vivendo com HIV-Aids e a participação das lideranças de terreiros nos espaços de controle social.


Eduardo Barbosa, Ivo Brito, Alvaro, Marmo, Osvaldo Bonetti e Damiana Oliveira


O documentário mostra a diversidade cultural das religiões de matriz africana e a sua visão de mundo integradora que pode auxiliar nos processos de equilíbrio das pessoas. As cenas apresentam o quanto existe de encantamento e poesia nos terreiros, e a importância dos terreiros como espaços de preservação de um acervo cultural que pode ser visualizado nas línguas, nos cânticos, nas lendas, na utilização das práticas terapêuticas, nas comidas, nas vestimentas e no cuidado com a natureza.

O filme causou muita emoção em todas as pessoas presentes e o momento foi de muita confraternização de toda a equipe de filmagem, do povo de terreiro, dos gestores e profissionais de saúde que aplaudiram de pé o filme.

Confira aqui alguns momentos do lançamento:


Um comentário:

  1. olá, boa noite! gostaria de saber onde posso encontrar o link do documentário completo para assistir.
    grata.

    ResponderExcluir