Projeto Caravana do Axé: terreiros de portas abertas para a promoção da saúde, cultura e cidadania


Objetivos:
- Valorizar as práticas culturais dos terreiros relacionadas aos cuidados, acolhimento e solidariedade para a promoção da saúde,
- Qualificar e ampliar o acesso as informações sobre DST-HIV-Aids para a população dos terreiros com ênfase nas questões de gênero, raça e direitos humanos,
- Contribuir para a desconstrução de estigmas e preconceitos
- Fortalecer e incentivar as lideranças de terreiros para o exercício do controle social de políticas públicas

Realização:
- Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
- Ilê de Omulu e Oxum

sábado, 23 de junho de 2012

Inscrições para Laboratório de Inovações sobre Participação e Controle Social

O povo de terreiro pode e deve participar apresentando experiências de controle social de políticas públicas de saúde  no Laboratório de Inovações sobre Participação e Controle Social na Elaboração e no Monitoramento das Políticas, Ações e Serviços de Saúde, idealizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pela Opas/OMS Brasil, com apoio do Ministério da Saúde. As inscrições estão abertas e o objetivo é identificar e valorizar práticas participativas e deliberativas inovadoras, produzindo subsídios para os conselheiros de Saúde e para o gestor no que se refere à participação social no SUS.
É uma grande oportunidade para os integrantes da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde mostrar o trabalho desenvolvido nos seus estados e municípios realcionado ao exercício do controle social e na luta pelos direitos humanos a saúde. 
 As experiências devem abordar conteúdos dos seguintes eixos:
 Eixo I – Implementação das deliberações das conferências de Saúde. Destinado à inscrição das experiências práticas, nas quais os conselhos de Saúde tenham desenvolvido processos e/ou ferramentas para a inclusão das decisões das conferências nos planos de saúde e o progressivo monitoramento de sua implementação pelo gestor ao longo do tempo.
 Eixo II – Controle social: acesso, qualidade, intersetorialidade, financiamento, tecnologia de informação e comunicação na elaboração e no monitoramento de políticas, ações e serviços de saúde. Destinado a experiências práticas, nas quais os conselhos de Saúde ou organizações não governamentais de controle social tenham desenvolvido processos e/ou ferramentas para acompanhar a implementação local das políticas de serviços de saúde em relação aos seguintes temas: melhoria e ampliação do acesso; melhoria da qualidade da atenção; envolvimento de outros setores (intersetorialidade); programação e execução de recursos financeiros; gestão do conhecimento e da informação; e comunicação e integração entre os serviços.

 Podem participar do processo seletivo experiências de conselhos de Saúde, órgãos e instituições da administração direta e organizações do terceiro setor, assim como de organizações e instituições internacionais de perfil correspondente aos concorrentes nacionais.
 As inscrições podem ser feitas durante o período de 30 dias, para experiências nacionais, e de 40 dias, para experiências internacionais de países da América Latina, a contar do dia 14 de junho, conforme aprovado na sessão plenária do CNS, por meio do e-mail laboratorio.cns@gmail.com.
 As experiências selecionadas serão apresentadas em seminário, em Brasília, organizado pelo Grupo de Trabalho do Laboratório de Inovações, com ampla divulgação no Portal da Inovação na Gestão do SUS – Redes e APS (www.apsredes.org), no site do CNS e dos demais parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário