Projeto Caravana do Axé: terreiros de portas abertas para a promoção da saúde, cultura e cidadania


Objetivos:
- Valorizar as práticas culturais dos terreiros relacionadas aos cuidados, acolhimento e solidariedade para a promoção da saúde,
- Qualificar e ampliar o acesso as informações sobre DST-HIV-Aids para a população dos terreiros com ênfase nas questões de gênero, raça e direitos humanos,
- Contribuir para a desconstrução de estigmas e preconceitos
- Fortalecer e incentivar as lideranças de terreiros para o exercício do controle social de políticas públicas

Realização:
- Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
- Ilê de Omulu e Oxum

quarta-feira, 28 de março de 2012

Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e Departamento de DST-AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde dão continuidade as filmagens do vídeo Religiões Afro-Brasileiras, Aids e Direitos Humanos em São Luís do Maranhão
 
De 30 de março a 02 de abril de 2012, será realizada as filmagens nos terreiros de Tambor de Mina e  de Terecô em São Luís, no Maranhão.  A proposta é colher imagens sobre os trabalhos de prevenção desenvolvidos pelos terreiros em parceria com o Sistema Único de Saúde(SUS), além de apresentar as estratégias desenvolvidas pelo povo de santo no lidar com a epidemia de HIV-AIDS.
 
Entre os assuntos que serão abordados  temos: a promoção da saúde nos terreiros, o fortalecimento do axé, a luta do povo de santo para a garantia do direito humano à saúde, o respeito as orientações sexuais, o cuidado e o acolhimento as pessoas vivendo com HIV-Aids, o aconselhamento e acompanhamento do tratamento das pessoas com HIV-Aids, a mobilização e participação no controle social de políticas públicas, entre outros.
 
O filme também pretende mostrar a diversidade cultural das religiões de matriz africana e sua visão de mundo integradora que pode auxiliar nos processos de equilíbrio e de suporte para as pessoas. Algumas cenas que já foram filmadas mostram o quanto existe de encantamento e poesia nos terreiros, e a importância dos terreiro como espaços de preservação de um acervo cultural que pode ser visualizados nas falas, nos cânticos, nas lendas, na utilização das práticas terapêuticas, nas comidas, nas  roupas, etc.
 
Entre as casas que serão visitadas temos o Terreiro Kamafeu de Oxossi(Mãe Maria do Sete), o Terreiro Fé em Deus (Mãe Euzita), a Casa Fanti Ashanti(Pai Euclides) e o Terreiro de Ossain(Pai Mariano).

O filme que já conta com o apoio do Ministério da Saúde, passa a contar também com a colaboração da Coordenação de DST-AIDS da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, que tem sido uma grande parceira da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde.

A proposta é envolver outros setores como por exemplo a SEIR-Secretaria de Estado de Igualdade Racial e por conta dessa aproximação José Marmo, coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, estará participando de um evento no dia 30 de março para apresentar o trabalho desenvolvido pela Rede no campo da saúde da população negra e da população de terreiros durante o Encontro de Gestores Municipais da Política de Promoção da Igualdade Racial.   

Foto: Marmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário