Projeto Caravana do Axé: terreiros de portas abertas para a promoção da saúde, cultura e cidadania


Objetivos:
- Valorizar as práticas culturais dos terreiros relacionadas aos cuidados, acolhimento e solidariedade para a promoção da saúde,
- Qualificar e ampliar o acesso as informações sobre DST-HIV-Aids para a população dos terreiros com ênfase nas questões de gênero, raça e direitos humanos,
- Contribuir para a desconstrução de estigmas e preconceitos
- Fortalecer e incentivar as lideranças de terreiros para o exercício do controle social de políticas públicas

Realização:
- Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
- Ilê de Omulu e Oxum

terça-feira, 13 de março de 2012

Cortejo Afro Caravana do Axé no Ilê de Omolu e Oxum


No dia 10 de março(sábado) foi realizado o primeiro Cortejo Afro Caravana do Axé que saiu do município do Rio de Janeiro para São João de Meriti. O evento contou com a participação de lidenças de terreiros de outros estados que vieram também para o III Encontro Nacional Mulheres de Axé.


Mães e pais de santo, filhos de santo, gestores de saúde e da promoção da igualdade racial participaram do cortejo que seguiu parte do trajeto em ônibus e vans. A chegada do grupo ao Ilê Omolu e Oxum foi saudada com fogos de artifício e na porta de entrada do terreiro, Mãe Meninazinha e Mãe Beata  de Iemanjá recebiam todas as pessoas com cânticos, sorrisos e bênçãos que demonstra o peculiar acolhimento como manda a  nossa tradição.


Após uma belíssima apresentação do Griôt, contando histórias de vida da tradição religiosa afro-brasileira, todos e todas foram contemplados com um samba de roda seguido de coquetel. O acarajé e abará não faltou e todos voltaram felizes para suas casas na certeza que o terreiro é um espaço importante para valorização da cultura e do legado deixado por nossos ancestrais.

A promoção da saúde também teve seu espaço no Corteja Afro e no Ilê Omulu e Oxum os dispensadores de preservativos funcionam como suporte para o  trabalho desenvolvido no Projeto Caravana do Axé.

Fotos: Marmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário