Projeto Caravana do Axé: terreiros de portas abertas para a promoção da saúde, cultura e cidadania


Objetivos:
- Valorizar as práticas culturais dos terreiros relacionadas aos cuidados, acolhimento e solidariedade para a promoção da saúde,
- Qualificar e ampliar o acesso as informações sobre DST-HIV-Aids para a população dos terreiros com ênfase nas questões de gênero, raça e direitos humanos,
- Contribuir para a desconstrução de estigmas e preconceitos
- Fortalecer e incentivar as lideranças de terreiros para o exercício do controle social de políticas públicas

Realização:
- Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
- Ilê de Omulu e Oxum

domingo, 29 de janeiro de 2012

Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde no Fórum Social Temático

De 23 a 29 de janeiro de 2012, acontece no Rio Grande do Sul o Fórum Social Temático que teve como tema "Crise Capitalista e a Justiça Social e Ambiental".
O evento conta com atividades em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Segundo a organização, cerca de 50 mil pessoas devem ter participado dos 900 encontros que terminam neste domingo.


A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde participou da programação do Espaço Saúde e Cultura Frida Kahlo. Uma novidade nesse espaço foi a abertura oficial realizada pelas religiões de matrizes aficanas, representada por Babá Dyba de Iemanjá do batuque do Rio Grande do Sul.

A Rede esteve representada pelo coordenador nacional José Marmo na Roda de Conversa: A Educação Popular, as Práticas Populares em Saúde e as Políticas Públicas que aconteceu no dia 25 de janeiro na Arena Chico Mendes.   Marmo também participou, no dia 27 de janeiro, da Roda de Conversa Política Nacional de Saúde da População Negra: Perspectivas e Responsabilidade Social.


Fotos: arquivo da Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário